BAD ON-LINE - Barra de topo


bad on-line > Bolsa de Emprego.

Bolsa de Emprego


CONHEÇA TAMBÉM

Anúncios de Emprego

Envio de anúncios

 


No sentido de melhorar o nosso serviço, introduzimos novas funcionalidades à Secção do Diário da República - 2ª Série, que consideramos ser uma mais valia para os seus utilizadores. Assim, é possível encontrar as referências completas dos avisos publicados no Diário da República (inserção do n.º de aviso), bem como o acesso ao texto integral dos respectivos avisos em formato PDF.

 

BOLSA DE EMPREGO DA BAD


A BAD iniciou a 11 de Dezembro de 2000 um novo serviço - a Bolsa de Emprego.

O seu objectivo é criar um espaço de encontro entre as Instituições e os Profissionais da Informação.

A Bolsa de Emprego é um serviço gratuito disponível tanto para Associados como para Não Associados.

Os anúncios de oferta e procura de emprego têm uma duração máxima de 15 dias, sendo possível a sua renovação através do envio de novo pedido de publicação.

As respostas aos anúncios devem ser enviadas às pessoas ou Instituições através do contacto directo que se encontra no anúncio.

Informa-se que publicamos apenas anúncios de emprego/estágio na área das Ciências da Informação e que não se publicam currículos.

Para publicar anúncios deverá preencher os respectivos formulários.

 

R

 

 


Caras (os) Colegas,

A BAD tem vindo a tomar conhecimento de diversos procedimentos concursais, para contratação relativa a postos de trabalho na área de bibliotecas e arquivos, que verifica não corresponderem aos requisitos necessários para garantir que o trabalho nessas áreas continue a ser desenvolvido pelos profissionais que detém as habilitações adequadas a estes postos de trabalho especializados.

Como é do seu conhecimento, a BAD produziu um conjunto de documentos que foram amplamente divulgados, com o objectivo de que, face à legislação em vigor sobre carreiras e vínculos na administração pública, as organizações pudessem utilizar os referidos documentos na abertura dos respectivos procedimentos concursais.

No sentido de complementar este trabalho informativo, pedagógico e preventivo, a BAD tem desenvolvido um outro que tem visado individualmente as entidades que tem aberto procedimentos concursais que não respeitam a especificidade do posto de trabalho ou o principio de igualdade de acesso por parte dos profissionais com diversos tipos de habilitações (licenciatura, pós-graduação, mestrado). Neste âmbito, a BAD tem enviado cartas a essas entidades, manifestando a posição desfavorável da BAD sobre o não respeito pelos factores apontados e solicitando a rectificação do procedimento concursal.

Gostaríamos de poder contar com a sua colaboração, para poder identificar outros casos relativos a procedimentos concursais na nossa área profissional.
 
Contamos consigo! Pode contar connosco!

 

 

Recrutamento e Procedimentos Concursais 

Como é do vosso conhecimento, a BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas constituiu-se em 1973 e é, desde então, a estrutura representativa dos profissionais de informação, a nível nacional, pugnando pela defesa e desenvolvimento das instituições do sector e da qualificação dos que nelas trabalham, para os quais tem organizado milhares de acções de formação, quer directamente, quer em parceria com universidades e outras entidades reconhecidas para o efeito. 

Entre muitas acções determinantes para o progresso que, no nosso país, se registou nas últimas dezenas de anos no seu domínio de actividade, a BAD esteve muito de perto envolvida na preparação, estudo e debates, no âmbito da Direcção-Geral da Função Pública, que conduziram à publicação do Decreto-lei nº 247/1991, de10 de Julho, através do qual foram criadas as carreiras dos respectivos profissionais, situação que foi profundamente alterada pelo Decreto-lei nº121/2008, de 11 de Julho. 

Desde então, a BAD tem vindo a receber inúmeras reclamações quanto à forma como este último está a ser indevidamente aplicado nos organismos da Administração Central e Local, com manifesto e grave prejuízo do bom funcionamento de instituições que são, desde há muito, internacionalmente reconhecidas como da maior importância na vida e no progresso pessoal e colectivo dos cidadãos. 

É que, tendo embora bem presente que, obviamente, não lhe cabem funções sindicais, antes assumindo-se desde o início como a associação profissional da sua área e não exclusivamente de funcionários públicos, em termos estatísticos estes constituem, por enquanto, a maioria dos seus membros, pelo que, sem manifesta capacidade para lhes disponibilizar, com a adequada eficácia, um serviço de apoio jurídico, tem procurado facilitar um aconselhamento de carácter preventivo, que possa auxiliar a defesa dos seus legítimos interesses. 

Com esse objectivo, a BAD decidiu divulgar aos profissionais interessados e, em simultâneo, disponibilizar a todas as entidades, eventualmente envolvidas (1), um conjunto de documentos de apoio, que possam auxiliar os respectivos serviços de recursos humanos a fazer uma interpretação legal mais consentânea com os interesses em presença, quando procederem aos correspondentes concursos, evitando as falhas grosseiras já entretanto infelizmente registadas. 

Disponibilizamos, pois, agora aqui na nossa página, o conjunto de documentos que se seguem, expressamente elaborados, esperando que possam ser úteis para os fins já mencionados. 

CDN / Março 2011 

(1) nomeadamente, a Direcção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), a Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL), a Inspecção Geral da Administração Local (IGAL), a Inspecção Geral das Finanças (IGF), a Agência para a Modernização Administrativa, o Instituto Nacional de Administração (INA), o Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), as Associações de Municípios e as Empresas Municipais e Intermunicipais.

ENQUADRAMENTO

OFERTA BEP TÉCNICO SUPERIOR DE ARQUIVO

OFERTA BEP ASSISTENTE TÉCNICO DE ARQUIVO

OFERTA BEP TÉCNICO SUPERIOR DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO

OFERTA BEP ASSISTENTE TÉCNICO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO
 

Versão para impressão Ê

 

Separador final

Simbolo de acessibilidade
© APBAD 2004  |  Actualizada em 06-01-2016