BAD ON-LINE - Barra de topo


bad on-line > Secções   

Grupos de trabalho


CONHEÇA TAMBÉM

Grupos de Trabalho existentes

Inscrição nos Grupos de Trabalho
 

SECÇÕES E GRUPOS DE TRABALHO DA BAD

Entre os objectivos de vária ordem que marcam o seu mandato, o Conselho Directivo Nacional da BAD pretende mobilizar os profissionais, sócios e não sócios, em torno da valorização e defesa dos serviços em que trabalham e, nessa medida inevitavelmente, dos seus próprios e legítimos interesses que, nos últimos anos, têm visto ser cada vez mais postos em causa. Procura-se, para esse efeito, desenvolver anteriores e novas formas de participação na vida associativa, tirando o melhor partido da experiência dos que nela têm estado envolvidos, mas tentando atrair também os mais novos.

Das Secções que há anos tinham sido aprovadas pelas anteriores direcções, apenas uma – a de Arquivos Municipais – registava agora alguma regularidade na acção.

As restantes permanecem inactivas, na sua maior parte há uma dezena de anos, pelo que foi decidido iniciar uma tentativa de constituir, em menor número, e sobretudo de um modo mais flexível e informal, o que poderemos designar como Grupos de Interesse ou de Trabalho, que poderão acolher também potenciais associados, isto é, profissionais cujos interesses venham a coincidir nessas diferentes matérias.

Um que está já a cumprir o seu programa, no qual se inclui o diagnóstico da situação deste sector específico, é o GT de Arquivos Audiovisuais.

Constituiu-se entretanto o GT de Gestão de Documentos de Arquivo, que tem como principal objectivo reflectir, debater e actuar com vista à implementação, no país, dos princípios e boas práticas de gestão de documentos de arquivo, independentemente do seu suporte.

O GT das Bibliotecas Públicas pretende criar um espaço de reflexão, debate e experimentação, em que se partilhem opiniões e dúvidas de forma a coordenar posições para que com a ajuda de todos se consiga mobilizar os bibliotecários para agirem em defesa destas bibliotecas que prestam um verdadeiro serviço público. Aproveitando a ampla distribuição nacional das bibliotecas públicas, este GT procurará aproximar os bibliotecários, criando espaços de contacto e canais de comunicação que permitam potenciar a missão das bibliotecas e melhorar os serviços prestados aos utilizadores.

Relativamente ao GT de Bibliotecas do Ensino Superior, que se assume como uma plataforma de ação e reflexão colaborativa para apoiar a inovação, as boas práticas e o aprofundamento dos novos papéis e competências das instituições e seus profissionais, pretende reforçar o papel das BES nos processos de ensino aprendizagem, com enfoque na literacia da informação e nas tecnologias emergentes, e perspectivar novas formas de comunicação da ciência e a participação das bibliotecas no processo de criação e disseminação do conhecimento científico.

No que se refere ao GT de Tecnologias de Informação e Comunicação, propõe-se, para melhor corresponder às necessidades dos profissionais, monitorizar as tecnologias emergentes, desde os sistemas integrados de gestão de bibliotecas e arquivos, e de interoperabilidade, etc. às redes sociais e colaborativas, promovendo a formação e a partilha de experiências, e dotando ao mesmo tempo a Associação de ferramentas de comunicação baseadas na web.

O GT de Sistemas de Informação em Museus procura pensar o Museu como um centro de produção de conhecimento ao assumir o objeto de museu como documento e o acervo da instituição museológica, existente nas Reservas, Arquivo, Biblioteca ou Centro de Documentação como um todo unitário nas suas inter-relações informacionais. A visão integradora do acervo do Museu implica um maior enfoque nas potencialidades informativas do acervo, contribuindo assim para uma mais eficiente gestão de toda a informação sobre património produzida em contexto museológico.

Numa reunião agora realizada pela anterior Secção, foi solicitada ao CDN a sua transformação em Grupo de Trabalho de Bibliotecas Escolares,  pelo que se aguarda que entretanto todos os eventuais interessados preencham o respectivo formulário de adesão, já disponível nesta página da Associação.

Respondendo ao desafio lançado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, foi constituído o novo Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Administração Central, tal como os anteriores já existentes em outras áreas, com vista ao desenvolvimento e divulgação das atividades dos profissionais deste setor.

Solicita-se portanto aos membros da BAD, individuais e colectivos e a outros potenciais interessados que seleccionem o GT que melhor corresponda às suas actividades profissionais e - utilizando as TIC, nomeadamente - nele queiram participar activamente, que na página Web da Associação, preencham para esse efeito o respectivo formulário online.

Serão contactados, através de correio electrónico, no âmbito de um processo de consulta que proporcionará um mais activo envolvimento e participação na BAD. Devemos, entretanto e uma vez mais, apelar a todos para que contribuam para o desenvolvimento e promoção das actividades de uma Associação profissional que, ao longo dos seus 38 anos de existência, sempre contou unicamente com a sustentação dos seus membros e que procura hoje renovar-se para melhor corresponder às suas aspirações e interesses, precisando para isso do apoio de todos os profissionais.

Julho de 2012

 

Conheça os Grupos de Trabalho existentes na BAD.

Pode efectuar aqui a sua inscrição nos Grupos de Trabalho. 

Separador final

Simbolo de acessibilidade
© APBAD 2004  |  Actualizada em 05-05-2015