BAD ON-LINE - Barra de topo


bad on-line > Profissão > Ética Profissional  .

Profissão - Ética profissional


CONHEÇA TAMBÉM

Código de ética (pdf)

Áreas profissionais
 



 




Logotipo da INCITE - log0.gif (6244 bytes)

APDIS | Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde

 

 

 


 

 

ÉTICA PROFISSIONAL

A BAD preocupa-se de há muitos anos com a questão da Ética profissional. Um dos últimos números de "Cadernos" foi integralmente dedicado ao tema, com textos teóricos e uma compilação dos vários Princípios e Códigos de Ética em vigor.

Por iniciativa da BAD foi criado em 1992 um Comité para o Código Deontológico da BAD, que veio a ampliar a sua base de apoio e representatividade, transformando-se, em Março de 1995, na Comissão de Ética para os Profissionais da Informação em Portugal. Depois de um Inquérito em 1993, a que responderam 80% dos membros das associações portuguesas auscultados, e que se pronunciou esmagadoramente pela necessidade de um Código de Ética nacional, aquela Comissão, constituída paritariamente pela BAD, pela INCITE e pela APDIS e dinamizada por Antonieta Vigário, elaborou um Anteprojecto, divulgado em 10 Dezembro 1998, 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Posto à discussão pública até Abril, o texto final do Código de Ética, viria a entrar em vigor a 25 de Junho de 1999, tendo já sido acolhido pela FAIFE entre os outros Códigos profissionais.


" Foi elaborado [o projecto do Código de Ética] pela Comissão de Ética para os Profissionais da Informação em Portugal com espírito profissional, com reflexão, com participação de muitos que aqui não estão, mas que participaram nos encontros e debates levados a cabo por esta Comissão. Sendo um trabalho de profissionais de todos os quadrantes da profissão e de todas as associações e dirigindo-se a profissionais, não se confina a eles. É a imensa multidão dos que utilizam serviços de informação em Portugal que está na base das nossas considerações e do nosso compromisso.

Separador final

Simbolo de acessibilidade
© APBAD 2004  |  Actualizada em 13-09-2010